sábado, 13 de maio de 2017

Para começar, veja o Breve Histórico da Paróquia

Breve Histórico da Paróquia




Paróquia São João Batista, 115 anos de evangelização às margens do Purus e seus afluentes!

Por Mistael Pantoja
No ano de 1897 nos festejos de São João Batista, acontecia a transferência desta paróquia que se localizava no seringal São Pedro de Arimã para a sede do município de Canutama. A partir de então, tem início as atividades pastorais tendo como primeiro pároco Pe. José Laurindo que permaneceu no exercício de suas funções até 08 de março de 1903.
No dia 03 de abril de 1904 assume como segundo pároco o Pe. Manoel de Sena Martins que lança a pedra fundamental, onde é construída na várzea, a primeira Igreja de madeira. No dia 23 de abril de 1907 assume como terceiro Pároco, o Pe. Francisco José Maria, que permaneceu até 1919.



Do ano de 1919 até 10 de julho de 1942, a Paróquia São João Batista permanece vacante, anexada à Paróquia de Lábrea. Após vinte e três anos sem pároco, Frei Isidoro Irigovem assume o pastoreio por 26 anos. Neste período, Frei Isidoro também é o responsável pelo início da construção da estrutura atual da Igreja Matriz e da Escola Marista.
Devido às precárias condições da primeira Igreja construída na várzea, D. José Alvarez, Administrador Apostólico da Prelazia assume o compromisso da construção da atual Igreja Matriz que teve sua pedra fundamental lançada no dia 1o. de janeiro de 1945.
Nos festejos de 1946 foi oficializado o hino a São João Batista da autoria de Frei Agostinho Delgado, missionário de Lábrea.
O festejo do ano de 1947 lembrou a celebração das bodas de ouro da paróquia (cinquenta anos de fundação), sendo realizada a Santa Missa dentro dos alicerces da nova Igreja em construção.




A inauguração oficial da nova Matriz aconteceu no dia 04 de outubro de 1962, dia de São Francisco de Assis, onde ocorreu a transladação do Santíssimo Sacramento e das imagens que se encontravam provisoriamente em uma sala da Casa Paroquial.
A presença dos Agostinianos Recoletos, na administração da Paróquia São João Batista marcou o início dos trabalhos de evangelização pastoral na sede e, sobretudo nas comunidades ribeirinhas. Esta administração permaneceu até o ano de 2004.
No ano de 2005, a paróquia São João Batista recebe o missionário da Igreja-irmã de Vitória, Pe. Antônio Pego que assume as funções pastorais até o final deste mesmo ano. Pe. Antônio deixa a Paróquia de Canutama para assumir a promoção vocacional da Prelazia no Centro Vocacional Frei Jesus Pardo, em Lábrea.
Desde o ano de 1991 o Pe. Henrique Giera assume os trabalhos pastorais e desobrigas junto às comunidades ribeirinhas, sendo um grande colaborador no trabalho de evangelização. Com a saída de Pe. Antônio, Pe. Henrique assume também os trabalhos pastorais das comunidades da sede paroquial até junho deste mesmo ano. Em 19 de fevereiro de 2006 sob a imposição das mãos de D. Jesus Moraza, acontece a ordenação diaconal de Éder Carvalho Assunção, que em junho de 2006 assume como coordenador e administrador da Paróquia São João Batista. No dia 20 de agosto de 2006 o diácono Éder é ordenado presbítero sob a imposição das mãos de D. Jesus Moraza, em Guarapari/ES.
No dia 10 de setembro de 2006, Pe. Eder Carvalho Assunção chega à Canutama para continuar os trabalhos de evangelização da Paróquia São João Batista junto com as pastorais existentes, bem como fomentar a criação de outras forças vivas (pastorais).




No dia 05 de Setembro de 2010, Pe. Francisco das Chagas Alves Ferreira chega a Canutama para continuar os trabalhos de evangelização da Paróquia São João Batista junto com as pastorais existentes, bem como fomentar a criação de outras forças vivas. Pe. Chagas é o atual pároco de Canutama.

Fonte: Secretaria da Paróquia
Atualizado em maio de 2017

2 comentários:

  1. Excelente!
    Mais um veículo a serviço da cidadania além, é claro, da educação espiritual, oriunda de uma instituição como a Igreja Católica, cuja história se confunde (em parte) com a própria história de Canutama.

    Para o crescimento de Canutama, todas as entidades sociais aqui sediadas e as que vierem a ser criadas, deverão funcionar a contento, e para isso não podemos jamais desprezar esta ferramenta importantíssima, que é a internet.

    Abraços, que Deus abençoe a todos nós!
    Blog Descobrindo Canutama.

    ResponderExcluir
  2. eu me chamo francimar , moro em cedro ceara, sou vocalista do grupo de forro pe de serra zabumbando, e para a minha pessoa foi motivo de muita alegria participar da festa de são joão batista, e sobre tudo conhecer o povo acolhedor de canutama, espero poder em oportunidade outra renovar este emcontro, sem mais um forte abraço, atenciosamente ,francimar, vulgo galego da rural

    ResponderExcluir